sexta-feira, 5 de julho de 2013

STF divulga nota sobre viagem de Joaquim Barbosa com dinheiro público




Após a divulgação, por diversos jornais, de viagem de Joaquim Barbosa ao Rio de Janeiro, supostamente com o intuito de assistir a um jogo de futebol da seleção no dia 2 de junho, o STF emitiu uma nota a respeito do tema.

Nota à Imprensa
A respeito das informações veiculadas nesta sexta-feira (05) sobre o pagamento de passagens aéreas para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) cumpre esclarecer:

1 – O presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, não viajou para o Rio de Janeiro, no último dia 31 de maio, para assistir ao jogo do Brasil. O Ministro retornou para a sua residência no Rio de Janeiro, como faz regularmente há mais de 10 anos, desde que empossado no Supremo;
2 – O Ministro teve seu deslocamento, em avião de carreira, pago pelo Supremo. Essa é uma prerrogativa de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, adotada também por outros tribunais;
3 – Decisão administrativa de 1995 regulamentou cota de passagens aéreas a ser utilizada pelos gabinetes dos Ministros de acordo com a necessidade de deslocamento de cada um deles, havendo limite para os gastos;
4 – A cota de passagens é anual e tem validade independentemente do recesso judiciário ou períodos de licença.
Joaquim Barbosa foi alvo de críticas, sobretudo nas redes sociais, sendo acusado de hipocrisia e falsidade, mormente pelo fato de representar, para muitos, um ícone da ética e da luta contra a corrupção.
Para outros, a atitude não é condenável, tanto por ser legalizada, quanto pelo fato de Joaquim Barbosa ter residência no Rio de Janeiro, além de argumentos de que, como cidadão exemplar, mereceria tais "mordomias".
Qual é a sua posição a respeito?

7 comentários:

  1. Fico extremamente triste, pelo mesmo argumento que os nossos governantes usam, quando nos negam o direito de transporte público gratuito. ( não existe transporte público gratuito! De alguma forma o mesmo precisa ser pago!)
    Então, concluo minha linha de pensamento, entendendo que estas "mordomias", são um desrespeito ao povo brasileiro. Independente de quem seja que os use, afinal de contas, (de alguma forma, o mesmo precisa de ser pago!)

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente !! tem que se fazer um plebiscito também se o Brasileiro concorda em acabar com todas as mordomias desses funcionários públicos..como prefeitos, vereadores, deputados, senadores em fim todos são iguais perante a lei !! que Pais e esses que gastar o nosso dinheiro para mordomias dessa minoria que não faz nada !!!! tem que pagar sim ....auxilio moradia, palito,combustível, passagens aéreas,isso e vergonhoso !!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de concordar que todas as mordomias para políticos e funcionários públicos devem acabar, inclusive estas cotas de passagens para Ministros sejam do judiciário ou do executivo, pois entendo que, salvo raras exceções, as pessoas devem trabalhar no município em que residem, ou vice versa, a verdade é que estão explorando de forma desonesta esse assunto com a intenção de desqualificar o Ministro Joaquim Barbosa. No entanto, até então, esse é um "benefício" legal do cargo que não pode ser comparado ao uso dos aviões da FAB ou dos helicópteros dos estados como se fossem uma frota particular dos Senadores, Deputados, Governadores e outras "Autoridades Públicas" para deslocamentos próprios, de parentes, agregados, empregados, amigos e até animais de estimação, em férias, festas, fins de semana em casa de praia e outras farras.
    Isso sim é pior do que mordomia, é ilegal e deve ser investigado e criminalizado e punido, além é claro de se obrigar a ressarcir aos cofres públicos todos os custos financeiros, pois sorrateiramente, sem amparo legal e "na moita" utilizam os recursos públicos com gastos astronômicos em combustível, horas de servidores, desgaste de equipamentos e sabe-se lá o que mais.

    ResponderExcluir
  5. Olhe, esse povo que baixou o sarrafo no Presidente da STF sim é que deveria ser taxado de falso, quem de vocês abriria mão de poder viajar de avião com suas despesas pagas para assistir ao jogo da copa ou para qualquer outro tipo de "diversão"???? Bando de moralistas sem noção isso sim! Acho que mesmo se o Joaquim tivesse ido assistir o jogo ou não, ele mereceria tal mordomia sim, afinal tantos outros que nos roubam descaradamente desfrutam desse "beneficio" de forma até mesmo desrespeitosa. Joaquim é um homem que goza de sua idoneidade moral e nada há que possa desabona-lo consistentemente até o presente momento.

    ResponderExcluir
  6. As empresas em que trabalhei, todas com exceção de um patrão muito muquirana que tive tão corrupto quanto os políticos de nosso país, todas pagaram meus deslocamentos quando precisei trabalhar em outro estado.
    As pessoas realmente estão usando dois pesos e duas medidas.

    ResponderExcluir
  7. Continuo admirando O Joaquim Barbosa, perto dos escândalos de Brasilia isso é só um detalhe.

    ResponderExcluir